quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Quem tem mais culpa a direção ou os jogadores?

Posted by Unknown On 20:47:00 0 comentários

(Foto: Divulgação)
A situação do São Paulo Futebol Clube é crítica, risco de rebaixamento eminente, problemas financeiros, e futebolisticamente perdido. Antes de mais nada quero deixar bem claro que nem de longe apoio, ou gosto do trabalho dessa diretoria, porém alguns pontos tem de serem ressaltados. Em teoria, as vendas que desmancharam o elenco e por consequência deixaram o time na situação em que se encontram foi o correto a ser feito. 

Considerando as altas dívidas deixadas por gestões passadas, os juros altos dos bancos contratados, e a necessidade de arrecadação de 60 milhões para tirar o clube do vermelho segundo documento divulgado pela diretoria no ínicio do ano de fato não havia alternativas se não a venda de alguns jogadores. O que fez com que fosse vendido David Neres ainda no começo da temporada pelo valor de 50 milhões deixando assim o valor a ser alcançado de 10 milhões, o que foi claramente alcançado com Lyanco, Luiz Araújo, Maicon, Thiago Mendes que juntamente com o valor de Neres somam R$ 150 milhões, com possibilidades de mais R$ 30,8 milhões que dependem de metas a serem alcançadas pelos atletas nos novos times. Posto isso, é simples a matemática nesse caso, uma vez que o clube arrecadou justamente o triplo do que necessitava para as dívidas. Em meio a tantas saídas vieram reforços tais como: Petros, Arboleda, Jonatan Gomez, Marcos Guilherme e Hernanes, esse último por empréstimo de um ano de contrato. 

Bem, e o que quero dizer com tudo isso: que as medidas aplicadas pela diretoria visando somente a parte financeira foram corretas, uma vez que o clube disputaria apenas o campeonato brasileiro já que foi eliminado das outras competições que disputava, e a intenção era justamente "arrumar a casa esse ano", mantendo-se pelo menos nas primeiras colocações do brasileiro, para então ano que vem montar um time forte para brigar por títulos, na teoria realmente foi a coisa certa, bem planejada e que seria fácil tendo em vista a qualidade do elenco, mas como é natural, nem toda teoria se aplica na prática. Isso porque se trata do campeonato brasileiro, onde nenhum jogo é fácil, onde o calendário é maluco, e não existem favoritos nem em casa, nem fora. E mais, com mudança no comando como ocorreu com a saída não só de Rogério Ceni, mas também de uma comissão técnica inteira, além dos reforços que vieram de forma nada planejada tudo se complicou.

Pois bem, o time não engrenou, nem engrena, oscila muito dentro dos próprios jogos, é visível que há momentos que o time por falta de confiança muitas vezes não sabe se ataca, ou se defende, podemos discutir se a contratação de Dorival foi acertada ou não, mas em muitos jogos podemos notar que ele faz tudo o que pode e mesmo assim o resultado não vem. O campeonato se afunila, e há pouco a que se apegar de que o time conseguirá sair da situação a qual se encontra, existem torcedores que clama até mesmo por Muricy no desespero, e na esperança de um novo 2013, só que estamos em 2017 e nada mais é como era antes, nem jogadores, nem clube, nem tao pouco Muricy. 

O que incomoda de verdade, é saber que a diretoria parece acreditar que fez tudo certo, tudo para melhorar o clube, mesmo tendo cometido atos extremamente amadores, como a nomeação de Pinotti como diretor de futebol, que é um empresário na areá de cosméticos, sem experiência alguma no mundo do futebol, irônico é que os resultados não vieram com ele a frente dos assuntos do futebol, tal como foi com Rogério Ceni e ainda assim se mantém no cargo, controverso não? Não estou aqui para dar receita administrativa nenhuma a direção, até porque não tenho preparo para tanto, entre tanto, mesmo diante da minha ignorância na areá é simples ver que erraram, que não deveriam ter vendido tão de pressa tantos jogadores, sabendo que existiria ainda a possibilidade da venda nesse outra janela, faltou tranquilidade( considerando que tendo ao máximo acreditar na honestidade da direção, e que o dinheiro adquirido realmente seja usado para o bem do clube) e também competência. A impressão que nôs é passada com essa "tranquilidade" diante do abismo do rebaixamento por parte da diretoria é que a série B possa ser benéfica de alguma forma ao clube, o que todos nós torcedores sabemos que não é verdade.

Enfim, tentaram fazer a coisa certa na hora errada, acertar as dívidas foi a coisa certa, mas não da forma que foi feita, no desespero, sem planejamento, sem mensurar o que poderia acarretar ao time, e consequentemente ao clube caso as coisas não dessem certo. Agora notamos uma direção perdida, sem comando, sem poder cobrar os jogadores, uma vez que muitos acabaram de chagar e que de fato não tem culpa dos erros diretivos, do técnico recém chegado que comicamente já esta pressionado com o risco claro de ser demitido após nova derrota, e sem ter noção alguma de quem contratar caso troque mais uma vez o comando. Resumindo, precisamos de velas pois não dá para enxergar luz no fim do túnel, a esperança esta nos pés de alguns jogadores que além de fibra, possuem qualidade para tentar tirar o time dessa, temos um técnico que esta tentando concertar as coisas mesmo sem tempo hábil para faze-lo, e uma torcida apaixonada que apoia incondicionalmente o time, ainda que assim como eu, saiba que bem no fundo a diretoria é que é total responsável pelo momento do time, e sim, os jogadores tem sua cota de responsabilidade no atual momento, mas que comparado a má administração não chega nem perto, portanto é torcer tricolores, espero que tenha ficado bem clara minha opinião quanto a toda essa situação, que infelizmente sofremos como torcedores pelos erros de quem comanda, e que espera que tenhamos a mesma paciência ainda que o time caia de divisão, que aceitemos pois fizeram tudo o que podia ser feito, e não, eles não fizeram!


Eduardo Souzah

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário